domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Biblioteca Móvel


Prefeitura do Município de Porto Velho
Secretaria Municipal de Educação - SEMED
Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ribeiro Soares




PROJETO DE LEITURA










BIBLIOTECA MÓVEL












PORTO VELHO
2012


JUSTIFICATIVA
Veja como Ferreira (1986, p. 253) define no dicionário a palavra biblioteca:
1. Coleção pública ou privada de livros e documentos congêneres, organizada para estudo, leitura e consulta.
2. Edifício ou recinto onde se instala essa coleção.
3. Estante ou outro móvel onde se guardam e/ou ordenam os livros.
No entanto, o conceito e as explicações para a palavra biblioteca vêm se transformando e se ajustando por meio da própria história das bibliotecas. Para Fonseca (1992, p. 60), um novo conceito “é o de biblioteca menos como coleção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados do que como assembléia de usuários da informação”. Isso quer dizer que as bibliotecas não devem ser vistas como simples depósitos de livros. Elas devem ter seu foco voltado para as pessoas no uso que essas fazem da informação oferecendo meios para que esta circule da forma mais dinâmica possível.
É comum as escolas destinarem um espaço para leitura. Geralmente, esses espaços são chamados de Salas de Leitura ou Biblioteca Escolar. No entanto, a experiência nos vem mostrando que na prática muitas das bibliotecas escolares vêm sendo utilizadas inadequadamente, sob a visão de um conceito ultrapassado. Assim, é comum observá-las sendo usadas como simples depósitos de livros. Com relação à questão administrativa, também é comum encontrarmos à frente das bibliotecas escolares pessoas que, apesar de extrema boa vontade, não estão capacitadas  para esta tarefa.
A escola que não proporciona aos alunos o contato com a leitura, não ensina a ler. Mas é bom lembrar que este deve ser um compromisso de todos que trabalham na escola. Uma grande força-tarefa deve ser formada para transformar a biblioteca em um espaço ativo para melhorar os índices de leitura.

OBJETIVOS
Objetivo Geral:

  • Proporcionar a crianças o contato com os livros para que possam desde cedo adquirir o hábito e o prazer da leitura.

Objetivos Específicos:
  • Desenvolver alunos leitores;
  • Criar um interesse voluntário pelo hábito à leitura;
  • Aprender a ler por prazer;
  • Elevar o nível de aprendizagem de novas palavras através da leitura.

METODOLOGIA
A leitura é um momento único de reflexão, de entrega, de conhecimento. Talvez por isso seja tão atrativa, seja tão agradável. É quando as pessoas podem conhecer o outro, conhecer o mundo e também se conhecer. É, ao mesmo tempo, relaxamento e aprendizado; e causa um prazer que, para muitos, não pode ser igualado por filmes, novelas ou seriados de televisão.
Tendo isso em vista, a Biblioteca Móvel terá como início um momento de tocar e folhear alguns livros infanto-juvenis que estarão distribuídos em cima de um tapete no chão, para isso os alunos terão um tempo de trinta minutos. Após cada aluno escolher um livro e preencher uma ficha de leitura, os livros serão guardados na Biblioteca Móvel. No segundo encontro em diante o aluno pegará o seu livros e começará a ler até completar o tempo de quarenta minutos e só então anotará na sua ficha o dia e em qual página parou.

AVALIAÇÃO
Ao final de cada semestre estaremos verificando se os alunos estão desenvolvendo o gosto e o hábito pela leitura respeitando o grau de assimilação de cada aluno assim como o interesse, motivação e participação.


As escolas só terão realizado a sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura. O prazer da leitura é o pressuposto de tudo o mais. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo.
Paulo Freire



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